sábado, 23 de outubro de 2010

Está limpo, mamou. Por quê chora?



Este post foi extraído do livro Bésame Mucho, do Dr. Carlos González.
Tô colocando ele aqui porque acho muito interessante o que ele fala. Muita gente reclama que minha filha fica muito no colo. E porque não??? Ela ficou 9 meses na barriga e ninguem reclamou que eu carregava ela demais na barriga, agora ela quer colo e eu sei que isso passa. Daqui a 1 ou 2 anos ela já não vai mais querer tanto colo assim, vejo isso com minha sobrinha. Ela vai querer descobrir coisas novas e quando essa fase chegar quero ter certeza que dei todo colo, amor e carinho que ela precisou enquanto dependia exclusivamente de mim.

Seu bebê é desinteressado

Laura, de três meses, chora desconsolada. Mamou, tem a fralda limpa, não tem frio nem calor, não foi espetada por nenhum alfinete. Sua mãe a pega no colo, diz umas palavras carinhosas e no mesmo instante Laura se acalma. A mãe volta a pô-la no berço e no mesmo instante Laura volta a chorar.

- Não tem fome, não tem sede, não tem nada - dizem as más línguas. Que diabos quer agora?

Quer a sua mãe. Quer você. Não te quer pela comida, nem pela roupa, nem pelo calor, nem pelos brinquedos que ganhará no futuro, nem pelo colégio particular que você a levará, nem pelo dinheiro que você deixará de herança. O amor de um bebê é puro, absoluto, desinteressado.

Freud acreditava que os bebês amam sua mãe porque dela obtém alimento. É a chamada teoria do impulso secundário (a mãe é secundária e o leite é o primário). Bowlby, com sua teoria do apego, sustenta todo o contrário, que a necessidade da mãe é independente da necessidade de alimento e provavelmente maior.

Por quê você não desfruta, como mãe, dessa maravilhosa sensação de receber um amor absoluto? Você se sentiria melhor se seu bebê só a chamasse quando tivesse fome, sede ou frio e a ignorasse totalmente quando estivesse satisfeito? Ninguém negaria comida a um bebê que chorasse de fome, ninguém deixaria de agasalhar a um bebê
que chora de frio. Você vai deixar de pegar um bebê que chora porque precisa de carinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário